A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino e está localizada na pelve, abaixo da bexiga, envolvendo a uretra (canal da urina).  Em homens jovens, pesa cerca de 20 gramas e tem o tamanho aproximado de uma bola de pingue-pongue.

Basicamente, a próstata serve como um órgão que auxilia a produzir o líquido seminal, responsável por manter os espermatozóides vivos após a ejaculação. Em termos gerais, as doenças mais comuns da próstata são as prostatites, a hiperplasia de próstata e o câncer de próstata.

As prostatites são as doenças inflamatórias da próstata, podendo ser agudas ou crônicas, apresentando uma série de sintomas, variáveis caso a caso, mas normalmente contando com desconforto na região perineal. Nos casos crônicos, podem incomodar os homens por muito tempo antes de serem adequadamente diagnosticados e tratados.

A hiperplasia da próstata consiste no aumento do volume da glândula prostática, normalmente associada ao envelhecimento e variando em intensidade caso a caso. Ao causar um estreitamento da uretra prostática, acabam proporcionando uma restrição ao fluxo urinário. Fica mais difícil urinar e esvaziar a bexiga. Em casos mais avançados, pode ocorrer a retenção urinária aguda e a necessidade da passagem de sonda vesical.

O câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes no homem, geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial, e é esse o maior problema: o pior dos problemas da próstata é o mais silencioso nas fases iniciais. Aí está a importância dos exames de rotina: proporcionar um diagnóstico mais precoce e aumentar as chances de cura.