A urologia é uma especialidade médica da área cirúrgica onde são estudados os distúrbios do trato urinário.  Ao contrário do que muitos podem pensar, o urologista não trata somente de homens. A especialidade é muito ampla e abrange a avaliação de uma série de distúrbios que acometem homens e mulheres de todas as faixas etárias.

Na população pediátrica, existem muitas patologias onde é necessária a atuação do profissional da área urológica. Alterações congênitas do trato urinário, criptorquidia, fimose, hidroceles e hérnias são algumas das doenças tratadas.

Os casos de incontinência urinária e as infecções urinárias são, em geral, muito mais comuns em mulheres, sendo causa frequente de consultas com urologistas.  Cerca de 40% das pedras nos rins ocorrem em mulheres.

As doenças da próstata, distúrbios de ejaculação e ereção, infertilidade, doenças dos testículos, todas essas patologias necessitam da avaliação de um especialista em urologia, bem como uma série de problemas renais, muitas vezes avaliados de forma conjunta com a nefrologia.