A vasectomia, ou cirurgia esterilizadora masculina, é um procedimento utilizado para contracepção masculina definitiva e planejamento familiar. Sendo assim, somente deve ser realizada após o casal decidir em conjunto sobre o tamanho da família. O procedimento consiste em obstruir a passagem dos espermatozóides pelo ducto deferente, um canalzinho que leva os espermatozóides do testículo para o canal da uretra . Geralmente é realizada com anestesia local e o paciente não permanece internado, sendo um procedimento ambulatorial.

Como toda cirurgia, existem os cuidados necessários para se evitar complicações. Um ponto muito importante é a realização de um espermograma no mínimo 2 meses após a cirurgia para se confirmar o resultado do procedimento, bem como utilizar algum método contraceptivo após a cirurgia e até que haja confirmação de seu sucesso.

Muitos homens não aceitam a vasectomia por variados motivos, muitas vezes por medo de perda de potência sexual ou aumento de peso, mas nada disso ocorre após a vasectomia. É importante discutir isso com seu médico antes da cirurgia, para que essas dúvidas não persistam.