É possível evitar o câncer de próstata com uma Alimentação Saudável?


O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens. Por isso, sua prevenção deve ser uma preocupação primordial. Além da prevenção, outra medida importante é garantir o diagnóstico precoce uma vez que, quanto mais inicial for o estágio do tumor, menos agressivo ele é, e maiores são as chances de cura.

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Quanto mais avançada, maiores são as chances. Não por menos, em homens acima de 50 anos, o câncer de próstata é o tipo mais frequente. Homens acima de 45 anos, portanto, devem ir ao urologista ao menos uma vez por ano para fazer os exames preventivos.

Além da idade, existem outros fatores que podem aumentam a possibilidade de um câncer de próstata, como histórico familiar da doença, infecções recorrentes na próstata, tabagismo, álcool, estilo de vida sedentário e, é claro, uma má alimentação. Para se prevenir contra o câncer de próstata, o homem deve realizar exames periódicos de checagem e ter um estilo de vida saudável.

A Alimentação pode evitar o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença de causas multifatoriais, muitas delas não podem ser controladas diretamente, apenas inspecionadas, como é o caso das propensões genéticas.

Alguns estudos realizados por pesquisadores da área não encontraram relação direta entre a alimentação e a prevenção  do câncer de próstata, inclusive em alimentos dos quais se esperava certa proteção contra a doença, como o licopeno do tomate, o selênio e a vitamina E das verduras e da castanha-do-pará*. Portanto, não se pode afirmar que a alimentação possa evitar o câncer de próstata.

Por outro lado, é comprovado que a obesidade, sedentarismo e o consumo de determinadas substâncias, como o tabaco e o álcool, aumentam a probabilidade de se desenvolver um tumor na próstata. Logo, hábitos saudáveis de vida e alimentação podem ajudar a prevenir a doença, especialmente em pessoas em grupos de risco.

Como a alimentação pode ajudar a prevenir o câncer de próstata?

Como dito acima, a alimentação saudável ajuda a prevenir várias doenças, mesmo que nenhum estudo consiga fazer esta associação direta com o câncer de próstata. Deve-se evitar o uso do tabaco, a ingestão de álcool, gorduras saturadas em excesso e investir no consumo de frutas e legumes, ricos em minerais e antioxidantes que combatem a proliferação de células defeituosas. Outro fator importante para a prevenção da doença é a prática de exercícios físicos regulares, especialmente para homens com idade superior a 40 anos.